domingo, 30 de julho de 2017

Carta de São Cipriano destrói embuste do protestante Elisson Freire



Por Fernando Nascimento

O protestante Elisson Freire estrebuchou ao deparar-se com uma citação nossa de uma carta de São Cipriano ao Papa Cornélio onde o bispo africano afirma que a Igreja do Papa em Roma, a quem escreve, é a “cátedra de Pedro”, a igreja principal de onde se origina o sacerdócio”, e onde  “os romanos não podem errar na fé”.  (Epist. 59,n.14, Hartel, 683).

Como visto acima, nossa citação tem como fonte o Hartel, mas veja abaixo o argumento raivoso do protestante que nega tudo e ao final cita uma outra fonte.


“Pois bem, quantos as citações patrísticas, vemos que além do romanita (sic) ser presunçoso é também mais um argumentador barato que sequer checa suas próprias fontes pois nada do que ele atrubue (sic) a Cipriano, jamais foi dito na verdade. Não há nada sobre a cátedra de Pedro, nem sobre Roma ser a igreja principal e muito menos sobre a "inerrância dos romanos". Vê-se aí claramente o costume que os argumentadores romanistas tem, por apelar para fraudes e fábulas. As Epistolas de Cipriano Bispo de Cartago, podem ser lidas aqui (http://www.newadvent.org/fathers/0506.htm), numa fonte oficial do catolicismo romano.”


RESPOSTA:

O argumentador barato protestante que sequer checa suas próprias fontes cai do cavalo mais uma vez. Ele não sabe que seu texto indicado na Newadvent é de autoria do protestante Philip Schaff, que mudou o número das epístolas de São Cipriano, pois a real citação de São Cipriano dizendo tudo que esse protestante não gostaria de ouvir está na epístola 54 da tradução de Scaff, na Newadvent, e podemos vê-la abaixo.

Somos obrigados a seguir a numeração de Schaff? Não! A nossa citação da epistola 59 no Hartel, ESTÁ CORRETA, e na tradução do Schaff, ainda que com uma inglesa tradução tosca, está na epistola 54, confira:

"Com um bispo falso apontado para si, hereges se atrevem a navegar e levar cartas de cismáticos e blasfemos para a cátedra de Pedro e à Igreja principal, em que a unidade sacerdotal tem a sua fonte; eles nem pensaram que estes são romanos, cuja fé foi elogiada na pregação pelo Apóstolo, e entre os quais não é possível a perfídia ter entrada. " (Cipriano, Carta 54, 14 a Cornélio de Roma, c. AD 252), (negrito meu) - Fonte: http://www.newadvent.org/fathers/050654.htm

Assim provamos que o protestante Elisson Freire é quem na verdade vive a apelar para “fraudes e fábulas” com intento de arrastar incautos para o protestantismo espalhando mentiras contra o catolicismo.

Desonestamente, ele é incapaz de postar uma frase clara de algum pai da Igreja, sem acompanha-la de uma fraudulenta interpretação malabarística que dê a entender que o pai da Igreja esteja dizendo o contrário do que diz.   

A New Advent não é nenhuma “fonte oficial do catolicismo” como alega o pouco informado Elisson Freire, é apenas um site editado pelo leigo católico Kevin Knight e composto pela digitação de voluntários espalhados pelo mundo. Certamente alguém resolveu postar ali o texto protestante de Schaff que acabou confundindo o Elisson e o Lucas Banzoli de quem Elisson copiou o engano.

Finalizo então, colocando o próprio protestante Philip Schaf para dessolver as pretenções do Elisson. 

"Ireneu, Tertuliano e Cipriano concederam a essa igreja uma posição de preeminência singular. Roma foi igualmente procurada como uma posição dominante por hereges e malabaristas teosóficos, como mago Simon, Valentino, Marcião, Cerdo e uma série de outros. Não é de admirar, então, que os bispos de Roma em um momento inicial foram vistos como pastores metropolitanos, e falaram e agiram de acordo com um ar de autoridade que chegou muito além de sua diocese imediata ". (História da Igreja Cristã (Eerdmans, 1910), volume 2, página 157)


Fimdafarsa.