quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A verdade sobre a ‘fama’ do Sr. Reginaldo Pontes no Japão

Por Matrix Zum para o Blog Fimdafarsa

Atendendo pedidos, vamos decifrar a história da ‘fama’ do Sr. Reginaldo Pontes no Japão e alertá-lo para o grave erro em tentar ensinar português errado usando uma rádio comunitária. O Sr. Reginaldo Pontes conduz um programa musical aos domingos na Rádio Comunitária Nova FM 98,5 MHZ, na cidade de Goiana-PE.

Nada temos contra a pessoa do Sr. Reginaldo, ou quem quer que seja, pois se critica os atos não as pessoas.

No domingo 8/9/2013, O Sr. Reginaldo Pontes disse: É uma honra ser reconhecido pelo “maior jornal do Japonês” referindo-se ao jornal The Japan Time.

Correção: o maior jornal japonês é o Hochi Shimbun, depois o Shinano Mainichi Shimbun, depois o Daily Sports, e depois o Yomiuri Shimbun, todos publicando em japonês.

O The Japan Time é um web jornal, apresenta textos em inglês numa página na internet e fica lá pelo quinto lugar, como poderemos conferir neste link: http://www.netpapers.com/jornais-mais-lidos-pais/japao
Nunca foi o maior jornal japonês como alegava o Sr. Reginaldo Pontes.

Como tudo começou

O web jornal The Japan Time apenas publicou em sua versão online, (que vende atualizações por e-mail ou a domicílio, fique claro), um texto sobre a rádio comunitária Nova FM, com fotografias dos Srs. Reginaldo Pontes e Rubens Belarmino, ex-vereador derrotado (???), sugeridos por um brasileiro de Itaquera-SP, que o Sr. Reginaldo Pontes chama de “Janduí” e conhece de Facebook. A nissei (descendente de japonês) Leticia Saito, amiga do Jaduí, foi quem publicou a “notícia” plantada, e começou a mandar o link da rádio para amigos após ouvir empolgada, do Sr. Reginaldo Pontes que é “lindíssima” e que o The Japan Times é o “maior Jornal do Japão”.

Esclarecemos que não foram os japoneses que descobriram a suposta fama do Sr. Reginaldo Pontes, pois a rádio comunitária não alcança nem as cidades vizinhas de Goiana-PE. Foi o brasileiro Janduí que via Facebook deflagrou toda esta história mandando mensagens para conhecidos que vivem no Japão que consecutivamente enviaram para outros em troca de paparicos pra lá e pra cá. O Sr. Reginaldo dizia: “este é o maior jornal do Japão!”, Vocês são lindíssimas!” ao que as japonesinhas agradecidas diziam: “esta é a maior rádio de músicas do Japão!”, sabendo elas que a Yokohama FM 84,7 abafa na audiência, conheça a rádio: http://www.fmyokohama.co.jp/index.html  e que na audiência daquele país, a rádio comunitária do Sr, Reginaldo sequer figura entre as rádios onlines mais e menos ouvidas. Confira: http://www.radios.com.br/pages9/Japao/

A amiga da Letícia, a Michiko Matsuda  entrega o jogo em seu perfil dizendo: “ainda bem que a Leticia, trouxe a novidade, e gostamos, recomendamos a todos nossos amigos, não esquecendo do nosso amigo Jandui.” - O segredo foi colocar a música “Love you Tokyo” pra tocar e ganhar a simpatia das cordiais japonesinhas.

Entre os exagerados e estranhos elogios, a Michiko postou no dia 15 de setembro quando o Japão dormia: “Estamos todos ligados em Reginaldo Pontes, o maior comunicador brasileiro, em solo japonês.”

Ora, para saber quem são os maiores comunicadores brasileiros em solo japonês basta procurar neste link abaixo, a sessão “Ásia e Oceania”, onde sequer consta o nome do Sr. Reginaldo Pontes: http://musikcity.mus.br/radialistas_exterior.html

O Sr. Reginaldo não consta nem mesmo na lista de radialistas pernambucanos, confira: http://musikcity.mus.br/radialistas_pernambuco.html  , como pode ele se considerar  “um dos maiores ícones do rádio brasileiro”???

Pela internet é possível quase tudo, até fazer uma rádio comunitária que não chega nem a Condado-PE, ser ouvida no Japão via Facebook e depois arvorar-se de ser “um dos maiores ícones do rádio brasileiro” por isso.

Abaixo, erro na exaltação, no perfil de Facebook do Sr. Reginaldo.

Por exemplo, a humilde ‘Liu’, que é de longe, muito longe, a mais famosa goianense na internet, veja o link: http://www.youtube.com/watch?v=LeLhEF6MnkA , foi vista ou comentada, até a postagem deste artigo, por 3 Milhões, 198 mil e 402 pessoas no mundo inteiro, e nem rádio comunitária ou computador ela possui. Isso não pode ser propalado como um “reconhecimento internacional” pelo que a Liu faz, mesmo ela tendo mais que o Sr. Reginaldo Pontes a avaliação positiva de 3.157 pessoas que viram seu vídeo, e uma comunidade de Orkut “Liu para pannycat do Pânico na Tv?”, que reúne atualmente 3.521 membros. Mesmo diante de tudo isso, não seria razoável propalar por aí que a Liu está entre os maiores ícones da dança brasileira.

Na internet muita coisa é postada com outras intenções, seja para ridicularizar alguém ou para se tirar proveito político. Isso se aplica aos dois casos citados respectivamente.

Por trás dessa história de “sucesso no Japão” está o interesse de passar a ideia que o Sr. Reginaldo Pontes numa rádio comunitária de alcance limitado, é mais ouvido até no Japão, ou seja, mais do que as rádios potentes locais que cobrem Goiana, as cidades da região e outros estados. Basta ver que na comunicação das nisseis e japonesas amigas do Sr. Reginaldo, as rádios locais são provocadas gratuitamente, ainda que por ingenuidade dessas pessoas que se deixaram levar pela impressão enganosa que lhes foi passada.

As demais rádios locais de Goiana também estão no Facebook e a qualquer momento podem usar desta manobra para parecerem mais “ouvidas” ainda.

O problema maior está no que será revelado a seguir.

----------------------

O desserviço gramatical do Sr. Reginaldo Pontes via rádio

No domingo 15/9/2013, o Sr. Reginaldo Pontes disse: “A Letícia é minha embaixadora”. Poucos segundos depois, contradizendo-se, o mesmo posando de erudito, raivosamente criticava a imprensa alegando que outro dia um jornalista “burro” escreveu: “a embaixadora”, quando o certo segundo ele seria “a embaixatriz”.

Correção: o Sr. Reginaldo Pontes precisa abrandar sua ira contra os que não conhece e estudar mais o português. O jornalista agredido estava corretíssimo, pois se referia a embaixadora que substituiu o embaixador americano no Brasil. Embaixatriz é a esposa do embaixador, e embaixadora é a mulher que exerce o cargo diplomático junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional.

E continuava o Sr. Reginaldo Pontes dando suas terríveis aulas dominicais de português para o povo brasileiro que infelizmente já tem a penúltima pior educação do mundo (1), dizia:

 “outro jornalista usava errado a palavra evacuar, ora, evacuar quer dizer defecar, isso é duma ignorância estupenda!”

Mais uma vez enganava-se redondamente o Sr. Reginaldo Pontes. E fazia isso em animada conversa com o Janduí, que não o corrigiu em momento algum.

Correção: o verbo “evacuar” tem vários usos, todos ligados à ideia de “sair”.
“Evacuar um prédio”, por exemplo, é desocupá-lo, deixando-o vazio, enfim, fazendo que todas as pessoas saiam dele. Podemos, então, dizer o seguinte: “Ao ouvirem o alarme, evacuaram o prédio”.

Com o sentido parecido, mas em outra construção, podemos dizer “Os policiais evacuaram as pessoas” – agora com o sentido específico de “remover”.

No sentido figurado, pode aparecer como se fosse “despejar”: “O próprio anfitrião evacuou os penetras (da festa)” (v. “Aulete”).

Como verbo intransitivo (sem complemento), porém, “evacuar” tem sentido bastante restrito - Significa “expelir fezes”, “defecar”. Parece que é só isso que aprendeu o Sr. Reginaldo.

Mas a pérola da tarde, foi quando o raivoso Sr. Reginaldo disse que: “um ignorante âncora do Jornal do SBT  falou que uma elefanta bateu no carro”.

Por diversas vezes o erudito Sr. Reginaldo duvidou da inteligência do âncora do SBT, por ter falado “a elefanta”, e até lecionou que a fêmea do elefante é “aliá”.

Mais uma vez, agride as pessoas por falta de conhecimento próprio o Sr. Reginaldo Pontes. A fêmea do elefante é chamada sim corretamente de “elefanta”, ou também “aliá”, basta consultar o dicionário.

Imagine o dano que causa estes ensinamentos erráticos do Sr. Reginaldo Pontes via rádio, numa cidade onde a Faculdade de Professores foi reprovada pelo MEC, confira: http://exame.abril.com.br/carreira/guia-de-faculdades/noticias/as-instituicoes-de-ensino-superior-que-bombaram-no-mec

Imagine o dano que causa estes ensinamentos erráticos do Sr. Reginaldo Pontes via rádio, numa cidade onde as escolas estaduais não alcançam nem nota 5, numa escala que vai de 0 a 10:


Para a vergonha de todos, o Brasil é o país onde a avaliação das escolas e o aprendizado do povo são baixíssimos, mas a avaliação dos políticos corruptos é altíssima. O primeiro motivo explica o segundo.

Se o Sr. Reginaldo Pontes é tão ‘sábio’ em gramática, por que erra tanto ao escrever, a ponto de errar até o próprio nome em seu perfil de Facebook?

Abaixo, trecho errático postado no Facebook pelo Sr. Reginaldo. Mas não vamos tratá-lo como o mesmo tratou o correto âncora do SBT. Mesmo tendo ele passado a ideia que quem fala  ou escreve errado é “burro”, “ignorante”.



No embalo de ter injustamente agredido o âncora do SBT, o Sr. Reginaldo também aproveitou e chamou os Srs. Silvio Santos e o William Bonner de “reacionários”.

“reacionário” é um termo estratégico usado pelos comunistas anarquistas, que se infiltraram no Brasil para tomar o poder e fazer do Brasil uma Cuba. Os comunistas usavam malandramente este termo contra os patriotas que combateram esses fracassados cubanos e russos que hoje vivem na miséria escravizando seu próprio povo. Quem pensa o contrário vá morar em Cuba ou na Rússia.

Vejam o significado de “reacionário” no dicionário e veja que esse termo cabe exatamente aos comunistas que acusam indevidamente os outros:

Reacionário: que se opõe à democracia; antidemocrático.
s.m. Aquele que é reacionário; indivíduo que se opõe a mudanças sociais e/ou políticas.
  
Será que o Sr. Reginaldo Pontes teria coragem de falar em “democracia”, em “mudanças sociais e políticas” em Cuba e na Rússia? Claro que não, lá ele seria fuzilado. Logo os comunistas que o enganaram aqui no Brasil é que são “reacionários” de fato. Não é a toa que a máxima de Lenin, líder russo comunista diz: “Xingue-os do que você é. Acuse-os do que você faz” (Lenin).

Por exemplo: o Sr. Reginaldo Pontes não fala de democracia nem mesmo na Rádio Comunitária Nova FM 98,5 MHZ, que segundo o estatuto da própria rádio, é para ser uma rádio comunitária do povo de Goiana, mas foi antidemocraticamente usurpada pelo seu parceiro ex-vereador derrotado, Sr. Rubens Belarmino.

Este apoderou-se da rádio onde o Sr. Reginaldo Pontes é detentor da maior fatia do horário da programação. A outra grande parte da programação é destinada vastamente a religião protestante do Sr. Rubens Belarmino, como podemos ver no link abaixo da programação. A rádio comunitária dorme e acorda vendendo o credo do Sr. Rubens Belarmino, em completo desrespeito ao regulamento do Ministério das Comunicações, ao povo e aos demais credos: http://novafmgoiana.com/home/Programacao.html

Por vontade do Sr. Rubens Belarmino, parceiro do Sr. Reginaldo Pontes, a religião Católica, que é a religião da grande maioria das pessoas do município de Goiana, só tem direito a usar duas míseras horas semanais da rádio e isso apenas no dia de domingo, onde o Sr. Rubens Belarmino cobra caro para transmitir uma hora de missa (pasmem!), gravada no dia anterior, e depois abre para que seja feito ao vivo apenas um programa católico de uma hora, uma única vez em toda a semana. Isso é um crime! O povo tem que dar um basta nisso.

Informações nos chegaram que diante da proposta dos católicos em apresentarem diariamente às 18 horas a “Hora da Anunciação”, conhecida como a “Ave Maria”, que tem apenas uns poucos minutos e é tradicional nas rádios do país, o Sr. Rubens Belarmino recusou-se e alegou que a rádio vive endividada e foi condenada em muitas causas trabalhistas. Ora, o que tem a ver os católicos com os problemas de quem usa a rádio para ganhar dinheiro e não paga os direitos trabalhistas de quem contrata.

Antes do Sr. Rubens, a programação da rádio era conduzida por voluntários de diversas regiões do município que democraticamente faziam uso legal da rádio informando e tratando anseios das comunidades. Hoje a rádio comunitária, eu disse, comunitária,  virou rádio particular caça níquel, que alega que é “primeiro lugar no IBOPE” sem o IBOPE saber disso, simplesmente para vender publicidade aos empresário incautos. O Sr. Reginaldo Pontes em conluio abusa desse blefe à exaustão nas tardes de domingo.

Diariamente a Rádio Clube AM de Pernambuco, a partir das 20h, sempre que não há futebol, faz rolar solto sem falácia nem locutor, muitíssimas músicas dos tempos da Jovem Guarda sem usar de bravatas.  Também o site SOM 13 disponibiliza todas as músicas da Jovem Guarda neste endereço: http://som13.com.br/#/jovem-guarda/todas-as-musicas  Logo o Slogan da rádio: ”Jovem Guarda é aqui, somente aqui” é propaganda enganosa.

Povo de Goiana paremos de, como as serpentes, nos encantarmos com a música para sermos enganados.

É hora de resgatar nosso patrimônio, lutar por melhor educação para nossos filhos e banir os políticos corruptos e suas manobras imundas. Estes, quando apanhados pela justiça, a exemplo do mensaleiro condenado José Dirceu, sempre saem com o jargão: “isso é inveja da elite”.

Certamente dirão isso de nós, que em nada queremos ser igual a eles, pois amamos a verdade e a justiça.

_________________
Notas:

(1) - O Brasil fica em penúltimo lugar no ranking global de qualidade de educação http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml