segunda-feira, 4 de julho de 2011

Erros da Bíblia protestante King James.

No link: http://www.topnoticias.org/igreja-da-inglaterra-descobre-exemplar-raro-da-biblia-king-james/ lemos que a pequena igreja anglicana de St. Laurence, em Hilmarton, uma aldeia inglesa, acaba de fazer uma descoberta notável.

Trata-se de uma peça original da Bíblia King James, impressa em 1611, e das quais apenas 200 unidades, mais ou menos, sobreviveram.

A Bíblia tem 400 anos e é o livro mais importante já impresso na Inglaterra. A sua relevância foi tema do filme “O Livro de Eli”, com Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis e Jennifer Beals.

Na Igreja de St. Laurence, a Bíblia estava depositada numa mesa, perto da última fila de bancos, há muitos anos.

Ela sempre esteve ali, ninguém se lembra desde quando. Junto com o livro, uma placa, escrita à mão, dizia que o exemplar era original, fazia parte da segunda impressão, datada de 1611, e que havia sido encontrada na igreja, em 1857. Mas ninguém acreditava no aviso, disse à CNN, Geoff Procter, membro do Conselho Paroquial.

Porém, como o aniversário da publicação da Bíblia King James se aproximava, o Conselho decidiu investigar a veracidade da informação.

A Bíblia foi levada ao Reverendo David Smith, especialista no Museu do Livro, em Londres.

David Smith abriu o livro e o identificou como original imediatamente, graças a um erro de impressão.

A Bíblia King James teve duas edições e há algumas diferenças de impressão entre elas. Na primeira edição está escrito no Livro de Ruth 3:15: “Ele entrou na cidade”, enquanto a segunda edição traz: “Ela entrou na cidade”.

Na segunda edição, no Evangelho de Mateus, onde deveria estar escrito que “Jesus entrou no Jardim do Getsêmani e disse aos seus discípulos", estava escrito que “Judas, que traiu Jesus, entrou no jardim”, e foi este erro que permitiu que Smith determinasse exatamente o ano da impressão da Bíblia, disse Procter.

--------------

Corrigindo o autor do texto acima: isso não é “erro de impressão”, mas gravíssimo de tradução. Onde já se viu confundir homem com uma mulher e o Filho de Deus com o seu traidor? O pior de tudo é que festejam isso e ainda fazem cineminha.

Para conhecer outras graves CORRUPÇÕES E MUTILAÇÕES DAS BÍBLIAS PROTESTANTES, acesse: http://caiafarsa.wordpress.com/corrupcao-e-mutilacao-das-biblias-protestantes/