terça-feira, 1 de agosto de 2017

O protestante Elisson Freire e a mentira do século: A igreja ortodoxa é mais antiga que a de Roma.




A mentira publicada em seu Blog:

“E não foi a instituição sediada em Roma que travou três século de brigas contra os gnósticos; foi a verdadeira igreja de Cristo espalhada por todo o Império Romano. Elas tinham sede em Alexandria, Jerusalém, Constantinopla, Antioquia e Roma (que não a principal; isso aconteceu depois). Tal argumento é tão frágil que um ortodoxo refutaria facilmente, argumentando que a igreja verdadeira é a Católica Ortodoxa, que foi fundada por Pedro em Antioquia (antes de Roma, onde nem se tem certeza se foi Pedro mesmo quem a fundou). Assim, ele rebateria que foi a verdadeira igreja quem preservou a Bíblia e os romanistas é que são dissidentes da verdadeira igreja de Cristo, no caso a ORTODOXA. Mas veja se ele não teria razão?! A igreja deles de fato é mais antiga que a de Roma.”


RESPOSTA:

O infeliz protestante tece todo seu embuste baseando-se no sisma “ortodoxo” que só veio acontecer em 1054, quando alguns orientais se rebelaram e fundaram pra si uma igreja e a denominaram “Igreja ortodoxa”.  

Ele desconhece que os patriarcados de “Alexandria, Jerusalém, Constantinopla, Antioquia e Roma” citados por ele, faziam parte da mesma e única Igreja Católica Apostólica Romana nos primeiros séculos e que muitas igrejas destes patriarcados, não aderiram ao sisma ortodoxo do século XI. Abaixo podemos ver a relação dessas Igrejas Orientais, pertencentes aos patriarcados citados e que permanecem católicas como nos primeiros séculos.



IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA 
RITOS ORIENTAIS - IGREJAS UNIDAS PLENAMENTE AO PATRIARCADO DE ROMA



Tradição Alexandrina (copta)

Rito Alexandrino
- Igreja Copta Católica (Patriarcado de Alexandria)
- Igreja Etíope Católica (atualmente na diáspora)

Tradição Antioquena

Rito Siro-maronita
- Igreja Maronita (Patriarcado de Antioquia)

Rito Aramaico ou
siríaco-antioqueno
- Igreja Síria Católica (Patriarcado de Antioquia)
- Igreja Siro-Malancar Católica

Tradição Constantinopolitana
e Bizantina

Rito Greco-bizantino
- Igreja Greco-Melquita Católica (Patriarcado de Antioquia, Alexandria e Jerusalém)
- Igreja Grega Católica em Constantinopla (Patriarcado de Constantinopla)
- Igreja Ítalo-Albanesa Católica

Rito Ucraniano ou bizantino-eslavo
- Igreja Ucrâniana Católica

Rito Bizantino-eslavo
- Igreja Búlgara Católica
- Igreja Eslovaca Católica
- Igreja Húngara Católica
- Igreja Iugoslava Católica
- Igreja Romena Católica
- Igreja Rutena Católica

Rito Bizantino-russo-eslavo
- Igreja (Comunidade) Bielo-russa Católica (atualmente na diáspora)
- Igreja (Comunidade) Russa Católica

Rito Bizantino
- Igreja (Comunidade) Albanesa Católica

Tradição Armênia

Rito Armênio
- Igreja Armênia Católica (Patriarcado)

Tradição Caldéia ou
sírio-oriental (siríaco-antioqueno)

Rito Caldeu ou sírio oriental
- Igreja Caldeana Católica (Patriarcado)
- Igreja Siríaca Malabar Católica




O protestante tenta em vão fazer as pessoas pensarem que a Igreja de Antioquia era uma Igreja mais importante que a de Roma, mas o bispo antioqueno Inácio de Antioquia acaba com suas pretensões na Carta de Inácio aos Romanos, escrita aproximadamente em 107 d.C..

“Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja que recebeu misericórdia pela grandeza do Pai altíssimo e de Jesus Cristo Seu Filho único, Igreja amada e iluminada pela vontade d’Aquele que escolheu todos os seres, isto é, segundo a fé e a caridade de Jesus Cristo nosso Deus, ela que também preside na região da terra dos romanos, digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada bem-aventurada, digna de louvor, digna de êxito, digna de pureza, e que preside à caridade na observância da lei de Cristo e que leva o nome do Pai. Saúdo-a também em nome de Jesus Cristo, filho do Pai.” (Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos, prólogo)

Como bem observa o apologista católico Carlos Martins Nabeto, nas cartas destinadas às outras Igrejas, Inácio escreve: “à Igreja de Deus que está em ” Éfeso, Esmirna, Trália, Magnéria e etc. O tratamento dado à igreja de Roma é totalmente diferente: “à Igreja que preside na Região dos Romanos”. Isto mostra que a Igreja de Roma presidia as demais Igrejas, isto é, que o seu Bispo era o chefe da Igreja Católica espalhada no mundo inteiro.

A Carta de Inácio aos Romanos é a prova histórica mais antiga da era pós-apostólica, do Primado da Igreja de Roma. Inácio confessa o Primado da Igreja de Roma em vários trechos de sua carta (Inácio aos Romanos – Saudação; 4:3; 9:1; 10:2)

Esta carta também se difere das demais, por Inácio não querer ensinar nada a esta Igreja; ao contrário, reconhece que aprendeu com ela
"Nunca tiveste inveja de ninguém; ensinastes a outros. Quanto a mim, desejo guardar aquilo que ensinais e preceituais" (Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos 3,1). 


Por Fernando Nascimento.
Fimdafarsa.