segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Mentira das “hóstias alucinógenas”



A Mentira:

Hóstia alucinógena faz beatas atacarem padre na Itália
Por Charles Nisz | Vi na Internet – sex, 24 de fev de 2012

Algumas fiéis da Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, abraçaram o crucifixo, outras começaram a ter visões de santos. Outras, por sua vez, começaram a bater no padre e gritar: "Você é o demônio".
Toda essa confusão no último domingo (19) aconteceu porque as hóstias foram feitas com uma farinha alucinógena em vez da farinha comum. Trata-se de um caso de "ergotismo", uma intoxicação alimentar causada por farinhas de cereais contaminadas por esclerócios que atingem a safra do grão.
Esses organismos microscópicos contêm uma grande quantidade de fungos, perigosos para a saúde, entre os quais costumam encontrar-se muitos agentes psicotrópicos, parecidos com o ácido lisérgico, ou LSD.
Assustado, o padre da Igreja de Campobasso foi obrigado a se esconder na sacristia à espera da polícia. A retirada dos fiéis foi confusa, lembrando os protestos antiglobalização ocorridos na cúpula do G-8. (vi no @CorreiodoBrasil)




A verdade:

Tudo não passa de mais uma falsidade contra a Igreja.

Jornal italiano desmente notícia sobre hóstias alucinógenas

25/2/2012 11:16,
Por Redação, com agências internacionais - de L'Áquila, Itália

A Igreja do Espírito Santo, em Campobasso, interior da Itália, onde velhinhas carolas teriam ingerido hóstias alucinógenas e atacado o padre local a golpes de bolsa, simplesmente, não existe. O fato, descrito inicialmente, em detalhes, no diário italiano Abruzzo24ore, não passa de um hoax (notícia falsa), como admitiu a versão eletrônica do diário, neste sábado. No texto, o jornal revela que a matéria foi publicada a partir de um relato na página de um perfil da rede social Facebook, sem qualquer confirmação.

É verdade, aproveitamos uma história publicada no Facebook e a copiamos e colamos, com um título bem atraente. Temos consciência de que criamos uma nova lenda urbana”, admite o jornal, em texto publicado nesta manhã. A notícia, contestada pela Secretaria de Comunicação Social do Vaticano, logo em seguida, no entanto, foi uma das trends mundiais do Twitter, repetida em milhares de jornais e blogs na internet, ao redor do mundo.

“Trata-se de uma brincadeira séria, na verdade, mas só isso. Mas alguns jornais, como o Sole24ore e a Vanity Fair, por exemplo, copiaram e colaram a matéria como se fosse produção deles, sem questionar nada e sem publicar a versão da igreja”, acrescenta o artigo, que critica a opção da maior parte dos veículos de comunicação pela quantidade, e não pela qualidade do material publicado.

Ainda segundo o Abruzzo24ore, “já não se perde dois minutos para verificar se a notícia é verdadeira ou não. Copia-se e cola-se o mais rápido possível para garantir a melhor posição no Google e alcançar o maior número possível de leitores”.

Cai a farsa!

Por Fernando Nascimento.