segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Fim da Falácia sobre Pedro, Antioquia e Roma



Certa vez fui interpelado por um pastor batista que me alegou estar surpreso com o que ele chamou de "incoerência católica". É que, baseado na tradição que afirma ter sido Pedro o primeiro bispo de Antioquia, o pastor não conseguia entender porque o bispo de Roma, e não o de Antioquia, é o detentor do Primado herdado de Pedro.


O argumento é capcioso, e se observarmos com atenção os sites e blogs protestantes, o veremos algumas vezes. É assim que, imbuído desse pensamento, escreve Lucas Banzoli, no seu blog:

"Vale acrescentar ainda que, de acordo com a tradição antiga, Pedro teria sido bispo de Antioquia antes mesmo de pisar os pés em Roma. Mas, paradoxalmente, os papistas rejeitam por completo o primado dos bispos de Antioquia, sucessores de Pedro por sucessão apostólica, porque implicaria em reconhecer a supremacia da Igreja Ortodoxa, que é "cismática" e "herética"...


O argumento, como disse, é capcioso, não se sustenta, é falso! 
Demonstrei a fragilidade dele ao pastor que me abordara. O fiz mais ou menos nos termos que seguem.

É certo que Pedro foi primeiramente bispo de Antioquia e que só posteriormente foi bispo de Roma. Mas há que se compreender que, em Pedro, tanto em Antioquia como em Roma, temos o bispo da cidade e TAMBÉM o chefe da Igreja. Ao deixar a cátedra antioquena, Pedro providenciou, evidentemente um sucessor, que a Tradição diz ter sido Evódio. Mas, tal sucessor de Pedro é sucessor do bispo da cidade e não do chefe da Igreja, visto que a sucessão NÃO SE DEU PELA MORTE DO APÓSTOLO. Pedro, enquanto chefe da Igreja, ainda vivia e continuou a viver por muitos anos quando Evódio o sucedeu.

Evódio herdou, então, o episcopado de Antioquia. Não herdou a liderança sobre toda a Igreja de Cristo. Porque Pedro, que detinha tal liderança, CONTINUAVA VIVO.  Evódio, portanto, sucedeu a Pedro, na igreja de Antioquia, SOMENTE NO EPISCOPADO.


Chefe da Igreja, Pedro assumiu a cátedra romana. Era, então, igualmente o bispo de Roma e o chefe da Igreja, como o fora em Antioquia. Mais tarde, morrendo Pedro como bispo de Roma e chefe da Igreja, o seu sucessor, é óbvio, o sucedeu como bispo e chefe da Igreja. Porque a sucessão se deu pela morte do apóstolo, que era bispo e chefe da Igreja EM ROMA!

Daí a preeminência do bispo de Roma, o qual é sucessor legítimo do chefe da Igreja e não apenas do bispo, como foi Evódio em Antioquia.

Essa explicação é clara. O dito pastor a compreendeu. É um homem razoável.

Todavia, muitos protestantes continuarão esperneando. Que o façam.

Mas a evidência está aí...



-------------------

Por Maria,

Fábio Morais.